Versículo do Dia

Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
Provérbios 30:5

domingo, 19 de setembro de 2010

60 ANOS: VIDA LONGA A TELEVISÃO BRASILEIRA.

Ontem, a Televisão Brasileira completou sessenta anos. No dia 18 de setembro de 1950 ia ao ar a primeira transmissão pela Tv Tupi do empresário Assis Chateaubriand, a Tupi marcou a época com produções como a novela Beto Rockfeller que transformou a linguagem novelística brasileira, trazendo pra telinha temas mais próximos da nossa realidade.

São seis décadas levando entretenimento e informação ao telespectador, eu destaco principalmente o primeiro, acho que a Tv tem o dever máximo de divertir antes de prestar algum serviço ou se ater a realidade. São importantes os informativos através da telinha? São sim, mas divertir quem está do outro lado é o papel principal deste veículo.Apesar de que hoje em dia a preocupação das grandes redes não é o público e sim a audiência, é impressionente como eles são capazes se jogar sujo para tirar alguns pontinhos da concorrente.

Falando do aniversário da Tv, é impossível não citar seu principal produto, as telenovelas. Através delas o público sonha, sofre junto com os personagens, odeia os vilões, chora, sorri, enfim a novela brasileira, a melhor do mundo, é a responsável pelos maiores números de audiência e prende o telespectador do início ao fim. As novelas perderam audiência sim, mas não acho que o motivo seja porque o gênero esteja desgastado, a razão são as novas mídias, internet, TV a cabo que roubaram boa parte da audiência da TV aberta. A Globo ainda é a melhor produtora de telenovelas do Brasil, mas a Record e o SBT já produziram boas obras, em especiala Record que desde 2004 apresenta tramas consistentes que chegam a se comparar com o padrão Globo.

Mas não acho que o fascínio pela TV esteja perto do fim, pelo contrário, acredito que se os produtores colocarem a cuca pra funcionar de verdade, ainda pode sair muita coisa boa na TV, sem necessariamente apelar para o erotismo ao violência desmedidos.

Na minha opinião o que de melhor há na TV são as novelas, os programas de auditório e alguns programas de homor.

Parabéns a Hebe Camargo e Lima Duarte, pioneiros e graças a Deus estão ainda aí nos prestigiando com seu talento.

Aos grandes diretores, Boni, Daniel Filho, Water Avancine, Denis Carvalho, Alexandre Avancine e tantos outros

Aos maravilhosos novelistas, Janete Clair, Aguinaldo Silva, Gilberto Braga, Walcyr Carrasco e outros que nos fazem sonhar.

A Silvio Santos e Chacrinha pela irreverência e carisma junto ao público.

Aos monstros da atuação, Fernanda Montenegro, Raul Cortês, Regina Duarte, Francisco Cuoco, Tarcísio e Glória que nos fizeram acreditar na existêmcia dos personagens.

Parabéns a tantos profissionais que hoje e através dos anos lutaram e lutam para passar uma programação que possa antes de tudo nos divertir.

Vida longa a TV Brasileira.

Denis Ferreira

Até loguinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário